Trabalho Teórico Individual
Teresa Lencastre
Da recolha de exemplos tipográficos (presente mais abaixo), decidi seleccionar este para uma análise mais aprofundada, por se tratar, na minha opinião, numa comunicação forte, conseguida, no entanto, através de uma representação simples.
No conjunto, a imagem é um “Y”, trabalhado de forma a constituir um painel eléctrico com vários focos de iluminação.
A bifurcação própria da letra é revestida de uma função comunicativa original. Representa dois percursos possíveis na vida humana: suceder (“succeed”) ou sucumbir (“succumb”).
O prefixo das duas palavras (“succ”) permite criar uma imagem única sob forma de “Y”, com uma mensagem que é, no entanto, complexa. Nos dois percursos representados, a tipografia é trabalhada de acordo com a mensagem a transmitir.
O sufixo “eed” é colocado de forma ascendente, enquadrando o próprio conceito de sucesso (ascender na vida, suceder) e as letras são estilizadas também de acordo com a intenção comunicativa, através dos variados focos de luz, bem iluminados. A simbologia da luz remete, de forma incontornável, para o positivismo, inserido, naturalmente, no conceito de sucesso.
Por outro lado, o sufixo “umb”, também é trabalhado em conformidade com o significado da palavra “succumb”: é colocado de forma descendente (“descer” na vida, desistir, sucumbir) e os focos de luz quase não iluminam, são baços, dando a sensação de progressivo apagamento. Tal como a própria atitude de sucumbir, que consiste num processo de desmotivação, de desistência. O conceito é completado com a representação visual de desleixo, conseguida através da presença de um fio eléctrico que “salta” da estrutura de iluminação, e de vidros colocados à volta do trecho tipográfico “umb”. É feita uma analogia entre o painel mal iluminado e maltratado e a atitude de desistência que a imagem pretende figurar.
O significado desta imagem não se esgota, contudo, nestas considerações. A estilização da tipografia remete para uma mensagem ainda mais complexa. As letras são revestidas de um carácter moderno/futurista, através do referido painel de luz que constituem. O geometrismo das letras e a própria presença das luzes (ao estilo de “Las Vegas”), indicam que a mensagem relativa à possibilidade do sucesso ou insucesso não é dirigida a qualquer pessoa. Trata-se de uma mensagem à sociedade actual, ao homem moderno, que se debate no dia-a-dia com a obsessão do sucesso e com a aversão à desistência e ao consequente fracasso. Desta forma, o presente exemplo também ilustra uma das convenções mais enraizadas da sociedade moderna.
Trata-se de um exercício tipográfico interessante e muito bem conseguido, na medida em que estabelece uma comunicação clara e de compreensão imediata, ainda que aborde uma aspectos tão complexos como estes.
Recolha de Imagens
Teresa Lencastre
Campanha publicitária da do telemóvel Omnia Pro B da Samsung. A disposição do texto e o trabalho tipográfico (de um lado as letras modernas, do outro com um forte carácter abstracto) ilustram, precisamente, a vertente trabalho (work), à esquerda, e a vertente lazer (leisure), à direita, pelo que sua conjugação neste exemplo tipográfico resulta no referido equilíbrio perfeito (perfect balance).
Campanha humanitária do Fundo de População das Nações Unidas. Pretende alertar para o enorme crescimento demográfico que os países subdesenvolvidos têm vindo a registar e para a escassez de condições de vida adequadas. As letras em destaque (“We are nearly out of space”) colocadas nas margens do texto, quase como fossem sair do plano da imagem, e a “saturação” do espaço interior com variados segmentos tipográficos, conduz a essa sensação de claustrofobia, de falta de espaço.
Campanhas da empresa U.S. Preventive Medicine. As doenças a prevenir são representadas pelo próprio texto (HIV, lúpus, alcoolismo, depressão, etc) e pelas formas que constituem – o escorpião e a cobra. Tratando-se de dois animais que simbolizam a ameaça, o veneno e o mal-estar, esta representação tipográfica comunica, com sucesso, os riscos a prevenir com o Plano de Prevenção – “Learn your health risks now and they won’t be so scary later.”
Campanha publicitária da Smarties. O slogan “Feed your Imagination” – “Alimenta a tua imaginação”, justifica a colocação de um Smartie amarelo no centro de uma representação tipográfica que ilustra um ovo estrelado. No texto lemos aquilo que um Smartie pode ser, na nossa imaginação: um ovo, uma bola de praia, um limão, uma panqueca, o “meu” umbigo, etc. O tipo de letra desenhada à mão comunica, igualmente, o carácter espontâneo, livre da imaginação.
Neste exemplo, o mapa do mundo é representado quase exclusivamente em tipografia, ainda que a cor também assuma um papel importante, na medida em que delimita cada território representado. A dimensão das letras varia conforme a dimensão real de cada território, o que contribui para uma representação visual ainda mais clara.
Publicidade da marca Havaianas, relativa a uma gama especial de sandálias de motivos tribais. Daí que a tipografia utilizada simule folhas, atribuindo a este exemplo de comunicação visual um certo carácter “amazónico”.
Mais exemplos…