segunda-feira, 14 de março de 2011

1ª Proposta de Trabalho - Trabalho Prático

Elementos Básicos e Técnicas da Comunicação Visual


Trabalho Prático Conjunto


Teresa Lencastre e Diana Tinoco

Como primeiro trabalho prático para a cadeira de Design e Comunicação Visual, foi-nos proposta a realização de uma capa de CD a partir de sete palavras seleccionadas de uma música ao nosso critério, tendo, como base, os elementos e as estratégias da comunicação visual.
Assim, e após algum período de indecisão, optámos pela música “Within You, Without You”, do álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, escrita por George Harrison:

We were talking about the space between us all
And the people who hide themselves behind a wall of illusion
Never glimpse the truth then it's far too late when they pass away.

We were talking about the love we all could share when we find it
To try our best to hold it there with our love
With our love we could save the world if they only knew.

Try to realize it's all within yourself
No one else can make you change
And to see you're really only very small,
And life flows on within you and without you.

We were talking about the love that's gone so cold and the people,
Who gain the world and lose their soul
They don't know they can't see
Are you one of them?

When you've seen beyond yourself then you may find peace of mind
Is waiting there
And the time will come when you see
We're all one, and life flows on within you and without you.


 A letra da música descreve a falta de proximidade, de partilha e de gestos de amor entre as pessoas, afirmando que são esses mesmos gestos que podem “salvar o mundo” e que, se o homem olhar para além de si mesmo, poderá então atingir um estado de paz. O autor da música descreve a barreira que separa o amor comum do egoísmo, apelando a uma unidade entre os homens, a um “nós” que partilhe o amor capaz de salvar o mundo. As sete palavras que escolhemos (a bold) para a criação da capa de CD foram:  space, wall, people, love, share, change world. 
Este foi o resultado final:

Capa do CD

Bolacha do CD


A imagem criada corresponde à interacção destes conceitos na música, ilustrando, na nossa opinião, de forma clara, a divisão cantada pelo artista. Assim, na capa do CD, representámos um mundo dividido, na horizontal, por um muro. Na parte de cima, observamos pessoas alegres a saltar, uma criança a brincar, enfim, situações de alegria, em que se partilham sensações positivas. O ambiente é de luz, de festa e de calor, os corpos humanos são enérgicos e revestidos de cor.
Na parte de baixo, pelo contrário, observamos situações de solidão, que contrastam com a alegria anunciada na parte de cima. Não há contacto entre ninguém, as pessoas apresentam uma postura cabisbaixa, indiferente, e sem cor.
Contudo, esta separação não é rígida, existe a possibilidade de mudar (o change presente na música). A colocação das escadas assinala essa possibilidade: duas senhoras sobem essas escadas, marcando a transição do mundo negativo para o mundo positivo. A presença de cor no corpo da senhora que chega à parte de cima, simboliza o corte com o mundo de baixo, no momento em que trespassa, finalmente, o muro.

São vários os elementos básicos e técnicas de comunicação visual presentes nesta imagem. Em primeiro lugar, a linha, que, através dos contornos, indica a forma dos corpos humanos, do mundo, dos tijolos ou dos raios solares. São também constituídas formas, como o círculo, na representação do globo e dos focos de luz e de sol da parte de cima da imagem, e múltiplos paralelepípedos que se encaixam uns nos outros, constituindo os tijolos do muro. A utilização do círculo remete para a infinitude e confere uma direcção curvilínea ao desenho, o que expressa a respectiva abrangência espacial. A utilização dos paralelepípedos para representar o muro ilustra, por outro lado, a rigidez física (e psicológica, se quisermos) do objecto em questão. 
A cor é outro elemento importante na leitura da imagem criada, porque permite uma distinção imediata entre a parte de cima do muro e a parte de baixo e, mais do que isso, expressa os significados de cada situação.
Do lado de cima, observamos um mundo de cor: o globo é colorido (o azul do mar, o verde do território e o cinzento das nuvens indica que se trata do mundo), os corpos são cor-de-laranja e a imagem de fundo varia entre diferentes tons de amarelo e cor-de-laranja. A utilização destes matizes confere um valor simbólico forte à imagem: a imagem de cima expressa calor, luz, energia, enfim, o positivismo necessário à representação visual da uma das realidades cantadas na música.
 Em termos de dimensão, importa referir que não utilizámos a técnica da perspectiva, pelo que a justaposição de tons (a gradação tonal permite ilustrar a dimensão nas representações bidimensionais) também não foi necessária. Está presente apenas na imagem do globo, cuja cor escurece nas extremidades, para criar a ilusão de sombra e, portanto, da existência de um plano maior do que vemos na imagem.
Por último, falando do elemento escala, é bastante óbvio que não respeitamos a escala real entre os elementos ilustrados, porque, dessa forma, seria impossível colocar elementos visíveis no mesmo plano do mundo. Contudo, o objectivo deste trabalho era mesmo esse: criar uma imagem com conteúdo simbólico, não real.
Relativamente às técnicas de comunicação visual presentes na imagem, verifica-se, em primeiro lugar, um forte de contraste entre a parte de cima da imagem (a cores) e a parte de baixo (a preto e branco), que remete para a divisão anunciada na letra da música. No interior das respectivas partes, procurámos, também, que o contraste tornasse a imagem legível: na parte de cima, optámos por investir na saturação do cor-de-laranja das formas, o que lhes confere maior contaste sobre o fundo, e na parte de baixo, revestimos as formas de branco e de cinzento, o que permite, igualmente, uma grande legibilidade.

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